Muita Excelência no Tratamento, Pouca Excelência no Atendimento

Um País Sem Excelências e Mordomias é um livro “obrigatório”, conforme o site da Geração Editorial, para todo brasileiro que sonha com um país melhor: Canadá, Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, …

No entanto, por que não acreditar que o Brasil pode ser melhor?

Não É Fácil, Ninguém Duvida

No dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, excelência tem como primeira definição “qualidade do que é excelente; qualidade muito superior“.

Aqueles que deveriam ser os responsáveis pela qualidade superior dos serviços públicos são os primeiros a descumprir os princípios constitucionais indispensáveis à excelência dos serviços prestados à sociedade.

Com raras exceções, os serviços públicos prestados ao povo brasileiro são de péssima qualidade: na Educação, na Saúde, na Segurança Pública, na infraestrutura das cidades, na Justiça, no atendimento dos serviços públicos em geral.

Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência

Os princípios contidos no artigo 37 da Constituição Brasileira de 1988 tornaram-se letra morta diante da insanidade narcisística e das ambições desmedidas daqueles que deveriam ter posturas dignas enquanto representantes do povo.

Os princípios estão lá, na Constituição, no papel. Distantes, no entanto, da realidade do Brasil, pois grande parte dos detentores dos cargos públicos no Brasil – em quaisquer dos três Poderes – está mais preocupada em satisfazer seus próprios interesses do que os da coletividade.

O significado sublime de cada princípio não deixa dúvida: no Brasil, os interesses pessoais estão acima das necessidades da sociedade, com raras exceções. Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência: palavras incorporadas à Constituição Federal cujas definições precisas, em regra, não vingam neste país.

Usufruir de benesses inconciliáveis com os princípios constitucionais – salários incompatíveis com a realidade do País; prerrogativas indecentes; privilégios nababescos; nepotismo; clientelismo; poder no estilo “sabe com quem está falando?“; patuscadas com o dinheiro público; mordomias dignas de reis e rainhas; … – é o desejo maior de muitos que lutam para chegar ao poder, seja no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário.

Excelência no Tratamento versus Excelência no Atendimento

No Brasil, excelência tornou-se uma forma de tratamento – Vossa Excelência – associada a privilégios inconcebíveis ante um país com serviços públicos que beiram o caos.

Juízes, procuradores, desembargadores, senadores, deputados, governadores, prefeitos, vereadores, ministros de Estado, …, até delegados de polícia (links abaixo): são muitos a gozar de excelência no tratamento. Todavia, na qualidade do atendimento às demandas da sociedade, a excelência não é regra.

Os números referentes ao Brasil são nefastos quando comparados aos dos países em que a excelência que prevalece não é a do interesse privado, mas a do interesse público.

Superar posturas provincianas seria o primeiro passo em direção à modernidade, à transformação do Brasil em um país melhor.

Ver:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-juizes-escandinavos-acham-das-mordomias-que-seus-colegas-no-brasil-se-autoconcedem-por-claudia-wallin/

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/delegados-da-pf-exigem-tratamento-chic-e-deixam-130305827.html

http://geracaoeditorial.com.br/pais-sem-excelencias-e-mordomias-um/

Anúncios

Sobre Marco Túlio Lemos do Monte

Sou Escrivão de Polícia Federal, formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

Ainda sem comentários... Seja o primeiro a responder!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O nome disso é mundo

O blog de quem vai embora (mesmo que volte)

WordAds

High quality ads for WordPress

Blog de Wellington Saraiva

Temas de Direito explicados para o cidadão

Cabo Glaucia

Para sempre Soldado

BLOG DO VLAD

Temas de Justiça criminal, direitos humanos, lavagem de dinheiro, crime organizado, cooperação internacional, segurança pública e o que mais valer a pena.

%d blogueiros gostam disto: